Apresentação
O presente projeto tem como um de seus objetivos promover e atuar junto a crianças e adolescentes do Município de Schroeder/SC em parceria com o poder Ppublico Municipal, para que conjuntamente possamos fazer diferença nas relações familiares, culturais, esportivas e sociais vivenciadas pelo referido público.
A Associação de Serviços Sociais Voluntários de Schroeder – ASSVS “BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SCHROEDER” tem como missão “Promover, defender e manter serviços que garantam a proteção humanitária, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, tendo como ponto fundamental o enfrentamento as diferentes dificuldades inerentes a uma corporação sem fins lucrativos, se propondo a colocar em pratica, nas vinte e quatro horas de cada dia a cumprir com seus ideais e objetivos.
Além de se propor a colocar em pratica cotidianamente sua missão desde sua fundação aos 11 dias do mês de Março de 2009 ressalta-se que é uma Associação, de fins não econômicos, com patrimônio e personalidade jurídica distintos, que tem por finalidade a prestação de serviços sociais voluntários, nas áreas de segurança, saúde, cidadania e defesa civil.
Somos reconhecidos:
– No Conselho Municipal de Assistência Social nº 01/2010.
– Registro no Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Criança e Adolescente 01/2013.
– Reconhecido como de utilidade pública pelo município através da LEI Nº 1. 806/2010.
– Reconhecido como de utilidade pública pelo Estado de Santa Catarina através da LEI Nº 16.415/2014.
Contando com mais de dez anos de serviços voluntários à nossa comunidade, e cientes da fundamental importância de investir em nosso potencial humano, na aquisição de conhecimentos, capacitação e fortalecimento de valores através da educação e formação da cidadania para mais profunda e ampla reflexão de suas decisões e escolhas pessoais e coletivas.
A notória importância dos serviços na área bomberil, a efetiva atuação de nossa entidade no cumprimento de seus deveres e o consequente respaldo positivo da população, despertou maior apoio por parte do governo municipal, que além de apoio financeiro, cedeu o prédio para que possamos manter ativamente nossa Associação e o Centro de Capacitação de Bombeiros Voluntários.
Tal conjunção de propostas evidencia a repercussão que já alcançamos presentemente, incentivando o crescimento de nossas expectativas promissoras para o futuro.
A vitoriosa trajetória dos serviços prestados à sociedade pelo Bombeiro Voluntário já é notória em nosso país, e é confirmada através de pesquisas que colocam essa entidade como a de maior confiança de nossa população (marco no trabalho em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, já está a mais de 120 anos atendendo à comunidade).
A experiência adquirida serviu de base para estruturação de outras corporações no estado e fomentação de novos projetos, sendo um deles, serviço que diversas cidades do estado prestam a crianças e adolescentes por meio do Programa Bombeiros Voluntários Mirins e Aspirantes que atendem crianças e adolescentes entre 10 a 17 anos.
Partindo do princípio de que a educação nesse âmbito pode alcançar as modalidades de ensino não formal e informal e conciliando aprendizado de conteúdos técnicos específicos, agregados com desenvolvimento desses conhecimentos e habilidades aos valores que auxiliam a educação para a cidadania, propiciamos uma alternativa de fundamental importância hoje, já que o ensino formal, devido a toda uma conjuntura atual, estar necessitando de espaços outros para fortalecimento de suas ações e propostas diferenciadas de reforço e aprendizado.
Deste modo, o “Projeto Bombeiro Voluntário Pré-Mirim, Mirim e Aspirante de Schroeder” existente desde o ano de 2007, por onde já passaram mais de 450 adolescentes, pretende ampliar ainda mais a quantia de crianças e jovens atendidos neste e próximos anos. Atualmente contamos com 80 jovens participantes, a ideia para 2022 é chegar a pelo menos 110 jovens participantes.
2 – Justificativa
Partindo da premissa que a instrução na corporação de bombeiros voluntários é regulamentada com base em suas normas e regimento interno que contempla as ações, atividades, operações, conhecimentos e valores que definem suas competências, verificam-se por si mesmo sua natureza e o caráter de sua efetividade em estreita relação com a formação da cidadania, pautada nas ações de caráter preventivo e socioeducativo.
A importância de se divulgar e difundir os serviços prestados por ações voluntárias e iniciar as bases para oportunidade de aprendizado em iniciação para o trabalho, fortalece a necessidade e o valor deste projeto para nossa instituição e para a comunidade.
Formamos assim mais um elo nas propostas sociais de apoio à promoção, prevenção e proteção a crianças e adolescentes, buscando inserir aqui crianças em situação de risco social.
Conforme a Política Nacional de Atenção integral à saúde de Adolescentes e Jovens “nenhuma dessas estratégias, isoladamente, produzirá um significativo impacto na qualidade de vida da população jovem. Por outro lado, a combinação de esforços intersetoriais e interdisciplinares, de forma simultânea e complementar, resultará em mudanças positivas”.
Mudanças estas que se consideram possíveis de propiciar a população alvo do referido projeto, pois se entende que os adolescentes são sujeitos em constantes processos de transformações, assim sendo é possível a efetivação de um projeto voltado a cidadania.
4 – Líderes do Projeto
Coordenação do projeto será do Centro de Capacitação de Bombeiros Voluntários de Schroeder, onde a execução do projeto será de responsabilidade uma equipe composta por um (a) Psicóloga e um (a) Assistente Social, tendo como um de seus principais objetivos trabalhar com as crianças e adolescentes e suas famílias as relações sociais, direito, deveres, cidadania, entre outros temas, sendo que esta equipe será supervisionada pelo do Diretor de Treinamento e Desenvolvimento dos Bombeiros Voluntários de Schroeder.
5 – Objetivo
5.1 – Objetivo geral:
Inserir de forma mais efetiva nas propostas de ações educativas voltadas aos adolescentes, suas famílias e a comunidade em geral, a conscientização para a atuação direta na sociedade, constituindo assim em mais um espaço social de educação e cidadania.
5.2 – Objetivos específicos:
– Desenvolver atividades socioeducativas, culturais, esportivas e cidadania;
– Atuar junto às famílias dos adolescentes inseridos no projeto;
– Fortalecer os vínculos familiares e comunitários;
– Atrair em todos os momentos mais adolescentes para o projeto de ambos os sexos, incluindo todas as classes do município.
– Trabalhar com uma abordagem essencialmente preventiva, prevenindo a marginalização do mesmo.
– Fortalecer o caráter de educação para a cidadania nos sujeitos envolvidos.
Para mais informações ligue 47 3376-5341